RELIGIÃO ORIGINÁRIA DA CAATINGA

Uma das religiões originárias da região da caatinga é o catimbó, que cultua a natureza espiritual, tratando-se da mistura entre os rituais indígenas e católicos, com uma pequena influência africana. Quem pratica essa doutrina é chamado de catimbozeiro, que realiza seus cultos ao redor de uma planta chamada Jurema, um arbusto fabaceae, nativa do agreste e do sertão nordestino. Esse vegetal fabrica uma espécie de bebida que permite um transe entre os médiuns.
O catimbó sofreu essa influência católica por ter sido uma religião perseguida e proibida por lei, assim os catimbozeiros começaram fusionar as práticas de ambas. Essa crença não louva os orixás (ancestrais africanos), não há votos e promessas. Por isso, diferencia-se de outras religiões, por exemplo, Umbanda e Candomblé.

Nas cultuações do catimbó, há incorporações de entidades espirituais (com a licença de Jesus Cristo e Deus), chamadas Mestres da Jurema, que habitam O Mundo Juremá e entrariam em contato com os vivos para realização de curas, aconselhamentos e trabalhos. Alguns catimbozeiros utilizam essa religião para efetuarem magia negra e outros somente para o bem. Os objetos utilizados são acessíveis à população, como velas, fitas, cascas, folhas e entre outros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAUNA DA CAATINGA

MOUSSE DE PALMA - RECEITA DA CAATINGA